Informativos
 

Aeroporto de Belém

Aeroporto de Belém renova Atestado de Capacidade Operacional

O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro (PA) teve a renovação do Atestado de Capacidade Operacional (Acop) publicada no Diário Oficial da União (DOU) da quinta-feira (22/8). O terminal belenense é o segundo da Rede Infraero a revalidar a certificação – o primeiro foi o Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM), que obteve o documento em junho.

      O atestado qualifica as instalações, equipamentos, procedimentos, pessoal e atendimento médico da Seção Contra Incêndio (SCI) de um aeroporto. A obtenção do documento confirma que todos os elementos para salvamento e combate a incêndio no terminal operam de acordo com os padrões de segurança internacionais exigidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci). Na inspeção de capacidade operacional, realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), são observados itens como legislação, plano de emergência, plano contra incêndio, documentação administrativa, manutenção, operacionalidade dos carros contraincêndio e a proficiência dos bombeiros militares.

 

      O Acop é um dos itens necessários para a obtenção e manutenção da Certificação Operacional do aeroporto, estabelecida no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 139. A licença, instituída pela Anac em 2008, é obrigatória para aeroportos públicos com fluxo superior a 1 milhão de passageiros por ano e confirma o alinhamento das condições operacionais do aeroporto com os padrões, procedimentos e requerimentos de qualidade exigidos por Anac e Oaci para as operações aeroportuárias.

      Outros aeroportos da Infraero que já contam com o Acop são Galeão e Santos Dumont (RJ), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Confins e Pampulha (MG), Salvador (BA), Vitória (ES), Natal (RN) e Goiânia (GO).

      “A inspeção é uma oportunidade de testar a capacidade operacional do sistema e de demonstrar o comprometimento da equipe do Val-de-Cans com a segurança. Estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado, que reafirma nosso empenho para oferecer um serviço de alta qualidade para a população de Belém”, destacou o superintendente do aeroporto, Hildebrando Correia.

 

27 de Agosto de 2013 [15:56:53]

Fonte:

Compartilhar notícia

Ler todas as notícias

Página anterior
Nexuslog